Artigos

Box Vodafone – 5 dicas de utilização

5 Dicas - Box Vodafone

5 Dicas - Box Vodafone

A Vodafone foi das últimas operadoras a disponibilizar o serviço TV por cá. Se bem se recordam o serviço de TV da MEO foi o primeiro a ter uma box com funcionalidades iterativas incluindo a gravação programada, etc.

Após alguns anos como cliente da MEO mudei desde 2016 para a Vodafone não por entender que o serviço de TV seria melhor, mas pelo facto de passar a ter Internet a fibra e um custo inferior que a MEO.

Posto isto, apesar de não ter grandes expectativas que o serviço TV fosse bastante superior, acabou por não me desapontar e tendo alguns aspectos positivos dos quais saliento, neste artigo, 5 dos meus favoritos, por ordem da minha importância.

#1 – Ocultar canais SD (Standard Definition)

Antes de se ter generalizado não só as TVs HD e FullHD, como também os canais emitidos neste formato, sempre que existia um canal com transmissão SD (Standard), existia sempre um canal HD subsequente. Desta forma, as grelhas dos operadores eram, regra geral do género Fox, FoxHD, AXN, AXN HD, etc, etc.. et al. No entanto, para os 4 canais principais da grelha portuguesa, as versões HD são, regra geral, colocados em posições não sequenciais (1 – 801, 2 – 802, 3 – 803 …)  o que se torna uma chatice.

Apesar de todas as boxes terem a possibilidade de definir listas personalizadas era bastante incómodo ter de ir criar uma lista onde não constavam os canais SD ou os canais HD.

A box da Vodafone resolve esta questão através de uma configuração que permite ocultar automaticamente da lista, todos os canais SD que possuam versão HD. Desta forma, para quem tiver uma TV HD, FullHD ou 4K, evita ter os canais com definição SD.

IMG_20180929_145916

#2 – Bloqueio Parental

Para quem tem filhos, o bloqueio parental é sempre uma mais valia. No caso de uma Box de TV importa realçar a questão do controlo de custos e também da classificação dos conteúdos.

Na Box da Vodafone existem 5 opções de bloqueio. Após definir o PIN de bloqueio podem então activar-se as seguintes restrições:

  • Alugueres e subscrições – Assim é necessário saber o PIN para alugar filmes no Videoclube ou para activar subscrições de canais Premium pagos mensalmente.
  • Bloquear canais de TV – Para efetuar um bloqueia especificamente para um Canal ou conjunto de Canais.
  • Classificações etárias – É possível definir o nível mínimo a partir do qual todos os conteúdos classificados são bloqueados, por exemplo, para Maiores de 18. Significa portanto que sempre que num determinado canal esteja a passar um programa para Maiores de 18 é necessário colocar o PIN para visualizar o mesmo. Apesar de o próprio canal poder não estar bloqueado.
  • Conteúdos não classificados – Se activar esta regra todos os programas sem classificação são bloqueados. No meu entender poderá ser demasiado restritiva, dado que nem todos os canais fazem uma classificação correta.
  • Conteúdos para adultos – Bloqueia todos os programas que são classificados para Adultos, incluíndo os que não tiver subscrito e que podem conter imagens de marketing.

IMG_20180929_150141

#3 – Selecção de canais para gravação automática

As gravações automáticas passaram a ser uma comodidade para todos nós. Com os horários preenchidos, e poucos minutos por dia disponíveis, torna-se cada vez mais habitual irmos vendo aqueles programas favoritos ao longo destes pequenos períodos. Com as gravações automáticas podemos não só escolher o quê, mas também, quando.

Em termos de gravações automáticas, ou seja, as gravações que permitirão recuar no tempo durante um período de tempo (7 dias habitualmente), a Box da Vodafone tem a opção de gravar todos os canais ou apenas um conjunto de canais seleccionados por nós.

Esta opção permite que se aceda mais facilmente às gravações através do menu “Gravações” uma vez que será possível consultar e pesquisar as gravações automáticas juntamente com as gravações pessoais. Por outro lado se utilizar o Guia TV poderá recuar igualmente no tempo nos canais que tiver seleccionado.

Sempre que escolher ver um programa anterior num canal que não tem as gravações activas o sistema irá perguntar se quer passar a incluir esse canal nas gravações automáticas.

Actualmente o limite de canais com gravações automáticas é de 61 canais.

IMG_20180929_150015

#4 – Ordenação e ocultação de canais

Se não gosta de perder muito tempo em Zappings e prefere ter uma lista completamente personalizada pode optar por alterar a ordem dos canais para a sua lista, e ainda pode também optar por esconder aqueles canais que não tem mesmo interesse nenhum em ter na sua lista.

IMG_20180929_150231

IMG_20180929_150248

#5 – Voltar ao início

Esta dica é também ela bastante simples! Quando pretender ver o programa que está a passar em directo desde o início pode evitar utilizar o botão de “rewind”  e, em alternativa, premir o botão “info” e de seguida escolher a opção “Ver do início”.

Um pequeno”downgrade”

Bem, não podia concluir este artigo sem deixar um pequeno senão que para mim considerei um “downgrade” desde a última actualização do software da Box. Anteriormente era possível navegar no próprio canal pelos programas anteriores através da seta para esquerda ou para a direita (próximos programas). Nessa navegação conseguia-se ler apenas o nome do episódio sendo possível depois consultar mais detalhes do programa carregando no “Ok”. No entanto, na última actualização, apenas passou a ser possível ver os últimos 3 programas e sendo completamente impossível identificar o título completo.  Caso queiramos ver mais programas somos redireccionados para o GuiaTV.

Apesar de agora se conseguir ver a imagem “thumbnail” do programa, não me parece que esta alteração seja uma mais valia. Veremos se de futuro esta situação é rectificada.

 Bons zappings… et al.!

Foto de HomeTech-etal

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

 

partilhar

opinar



Tema original de Anders Norén adaptado por Ricardo Gil Simões