Tutoriais

Chocolatey GUI – A melhor forma de atualizar aplicações no Windows

Chocolatey GUI

Chocolatey GUI

Num dos meus anteriores tutoriais expliquei como instalar aplicações de forma automática no Windows através de duas aplicações – Ninite e Chocolatey. Hoje trago novamente este tópico com uma mais valia para quem não se sente muito à vontade com linhas de comando!

Quando algum amigo me pede para lhe “limpar” o computador (salvo seja! 😉 ) recorro regra geral ao Ninite, visto ser um pouco mais prático de fazer a instalação inicial. No entanto, nos meus equipamentos, utilizo sempre o Chocolatey para que possa fazer as actualizações dos programas quando quiser.

A parte “chata” do Chocolatey é que é um programa de linha de comandos e portanto requer que o utilizador saiba os comandos para gerir as aplicações e ainda que saiba os nomes correctos das aplicações.

Para colmatar esta falha existem algumas aplicações que permitem ao utilizador realizar as operações do Chocolatey através de um interface visual do Windows.

A primeira que encontrei foi a “Hot Chocolatey”. Apesar de um interface apelativo grande parte das vezes sofreu erros e falhas durante os updates das aplicações, pelo que deixei de a utilizar.

C:\> choco install hot-chocolatey

Mais recentemente encontrei a aplicação “Chocolatey GUI” criada pela equipa do “Chocolatey” e que tem funcionado bastante bem.

A aplicação é bastante simples e permite pesquisar o catálogo online de aplicações, Instalar, Re-Instalar e Desinstalar as aplicações, permite ainda verificar quais as aplicações que necessitam de atualização e fazê-las todas de uma vez.

Para instalar a aplicação basta também executar o comando através do “choco”latey:

C:\> choco install chocolateygui

Após a instalação passa a ser possível aceder ao interface gráfico no Windows.

Chocolatey GUI Icon

1. Chocolatey GUI Icon

O ecrã principal é composto por uma área lateral em que seleccionamos a lista de aplicações instaladas no nosso PC ou a lista de aplicação disponíveis nos repositórios (fontes) de instalação.

Nota
O Chocolatey utiliza o mecanismo de gestão de pacotes de componentes “NuGet” bastante conhecido e utilizado por programadores.

O NuGet permite que as empresas criem os seus repositórios internos ou externos e portanto tanto o NuGet como o Chocolatey permitem configurar acessos a vários repositórios/fontes de aplicações.

No caso do Chocolatey, os gestores de sistemas podem também configurar um repositório interno onde limitará quais as aplicações disponíveis aos utilizadores, permitindo também centralizar as actualizações reduzindo o gasto de largura de banda quando o número de computadores da empresa é grande.

A lista de aplicações pode ser apresentada em forma de tabela ou grelha com ícones. Na parte superior do ecrã aparecem os campos de pesquisa e filtragem. No caso das aplicações instaladas é possível pesquisar por nome ou apenas os que possuem actualizações disponíveis para instalação.

Chocolatey Lista de Aplicações Instaladas

2. Lista de Aplicações Instaladas

 

Chocolatey Grelha de Aplicações

3. Grelha de Aplicações Instaladas

Se seleccionar o repositório “chocolatey” no lado lateral o programa irá para a área de pesquisa. Pode ordenar os resultados por “Popularidade” ou por ordem alfabética.

Chocolatey Pesquisa de Aplicações

4. Pesquisa de Aplicações por repositório

Depois de obtidos os resultados pode percorrer a lista e as páginas de resultados bem como ver os detalhes de cada um dos pacotes de instalação.

Detalhe da Aplicação

5. Detalhe da Aplicação

Para instalar a aplicação basta clicar no botão “Instalar” e aguardar que o processo termine. Grande parte destas aplicações não apresentam “Wizards” de instalação sendo por isso um processo muito mais rápido e automático para o utilizador.

Quando a aplicação estiver instalada pode escolher a opção “Re-instalar” ou “Desinstalar” do sistema.

 

6. Opções de uma aplicação instalada

6. Opções de uma aplicação instalada

 

Para terminar o Chocolatey GUI permite também configurar as opções gerais do próprio “Chocolatey” evitando assim executar os respetivos comandos.

7. Configurações do GUI e do Chocolatey em geral

7. Configurações do GUI e do Chocolatey em geral

É também no ecrã de configurações que existe a possibilidade de adicionar os repositórios/fontes de onde o “chocolatey” permitirá pesquisar e instalar aplicações. Se não for Programador ou Gestor de Sistemas possivelmente não necessitará desta funcionalidade.

7. Definições dos repositórios/fontes

7. Definições dos repositórios/fontes

 

Espero que considerem experimentar esta belíssima solução para manterem o vosso computador atualizado! 

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

partilhar

opinar



Tema original de Anders Norén adaptado por Ricardo Gil Simões