Análises, Gadgets

Headphones Bluetooth Bluedio T5 Turbine – Análise

Headphones Bluedio T5 Turbine

Headphones Bluedio T5 Turbine

A Bluedio é uma empresa focada nos equipamentos de reprodução de som, em particular headphones (auriculares) e speakers (colunas). Longe de ter o peso de outras companhias como a Xiaomi, o foco desta marca neste segmento faz com que os seus produtos sejam considerados de confiança e de qualidade.

Os headphones que irei apresentar neste artigo não são os primeiros da marca neste género. As versões T4 e T4S foram bastantes populares tendo sido entretanto lançados estes T5 Turbine e, mais recentemente os novos T6 .

Funcionalidades

Os Bluedio T5 têm várias funcionalidades avançadas: a tecnologia proprietária VFT “Vector Flow Technology”, cancelamento automático de ruído – ANC (“Automatic Noise Cancelling”) e a versão 4.2 do Bluetooth. Em relação à tecnologia VFT não existe muita documentação disponível, no entanto encontrei a seguinte definição:

Bluedio Vector Flow Technology. The vent hole on the headphone back cavity can exhaust gas which affects sound quality, so that the front and back cavity air pressure balance and the headphone can output deep and powerful bass, and then brings user more shocking experience.

Segundo esta definição presume-se que o sistema tenta retirar alguma pressão do interior permitindo que os graves sejam mais fortes e profundos. De facto é uma das características que se destaca no som destes headphones.

O sistema de ANC, que é ativado pelo botão lateral, tem também ele uma particularidade interessante e que consiste no modo “Puro”. Supostamente, este modo “Puro” vai mantê-lo no silêncio, quando não está a ouvir música. Isto é, vai eliminar todos os sons do exterior. Não vejo que seja uma funcionalidade que nos leve a escolher uns headphones em particular, e pelos testes que fiz apenas diminui ligeiramente o barulho exterior mas não consegue de todo eliminar completamente.

Para além destas tecnologias os headphones apresentam as opções de controlo de música, atendimento de chamadas e controlo de volume, conforme descrevo a seguir.

Nestes headphones toda a parte de interacção encontra-se no auricular do lado direito. Na parte inferior existe uma ligação USB Type-C para efectuar o carregamento ou para ligar a um equipamento de audio através de jack de 3,5 mm. Esta versatilidade é uma grande mais valia face aos da Xiaomi.

Os dois botões de volume, (+)/(-), são na realidade um só, e encontram-se na parte traseira (trás da orelha) desse auricular. Estes botões, além de controlarem o volume, permitem também regressar ao início da música ou avançar para a música seguinte.

Na parte posterior estão os botões de “Power” e de “Play”. Através do botão de “Power” podemos ligar e desligar os headphones e colocar em modo de emparelhamento do Bluetooth. Já o botão de “Play” permite fazer “Play”/”Pause” da música ou atender/rejeitar uma chamada. Felizmente, tanto o manual como a voz de feedback estão em Inglês (o manual também tem outras línguas), permitindo assim ter uma boa noção de que comandos estamos a executar.

Na parte inferior encontra-se a ligação USB Type-C para efectuar o carregamento ou para ligar a um equipamento de audio através de jack de 3,5 mm. Esta possibilidade é uma grande mais valia face aos da Xiaomi.

Estes headphones da Bluedio carregam em cerca de 2 horas. Espante-se agora em saber que os tempos de duração anunciados vão desde as 25 horas de utilização e umas impressionantes 1000 horas de standby! Depois de ter utilizado os headphones da Xiaomi, mantive o mesmo tipo de utilização, 2 episódios misturado com alguns vídeo de Youtube e por vezes algum tempo de música, e facilmente perdi a noção de quando foi que efectuei um carregamento. Também nestes Bluedio existe a funcionalidade de “auto-off” o que é uma óptima salvaguarda para os mais esquecidos.

Qualidade de construção

Solidez é o que descreve estes headphones. Com os suportes dos auriculares em metal a sensação imediata é que estamos perante algo robusto e bem constituído. Os auriculares são ajustáveis por guias telescópicas e podem rodar 90º para que se poisem de forma “flat” numa superfície.

O seu design é “retro” e a forma dos auriculares redonda, as almofadas são em pele sintética bem como o ajuste da cabeça. O interior é em tecido.

Um pormenor que desgostei é o plástico utilizado nas laterais e parte exterior dos auriculares, ficam um pouco abaixo do aspecto “premium” que os T4S apresentam.

As almofadas dos auriculares podem ser facilmente substituídas uma vez que os headphones têm um sistema fácil de encaixe.

Após algumas horas pode existir um pouco de desconforto ao utilizar estes headphones muito por culpa do seu peso, 345 gr (+ ~100gr que os Xiaomi).

Felizmente tanto o manual como a voz de feedback estão em Inglês (…), permitindo assim ter uma boa noção de que comandos estamos a executar.

Qualidade de som

Potência é a definição que mais se pode utilizar para estes headphones. A Bluedio aposta em graves fortes e profundos, mas tudo o resto não fica para trás. As unidades de som são de 57mm e a tecnologia VFT retira a pressão destas unidades.

O sistema de cancelamento de ruído demora alguns segundos a ativar, e, quando ativo, nota-se uma diminuição drástica dos graves.

Além de existirem diferenças entre o tipo de som com e sem o cancelamento de ruído ligado, vai também notar diferenças se optar por ouvir através de Bluetooth ou com o cabo de audio.

No final, são sem dúvida uns headphones que cumpre em termos de qualidade de som.

Acessórios

A caixa trás indicações em Inglês e incluí um manual de instruções multi-língua. Não é uma caixa “premium” mas é agradável e prática até para manter os headphones guardados.

A Bluedio inclui também na caixa 3 pequenos acessórios:

  • Uma bolsa de transporte que, no meu entender, é demasiado pequena para os headphones, mas é uma excelente ideia;
  • Um cabo para carregar por USB;
  • E, por último, o toque que mais me surpreendeu, Um cabo de audio com jack de 3,5mm, permitindo assim ligar os headphones a qualquer equipamento sem ser bluetooth!

Comprar na Gearbest Comprar na Banggood

De perto

E, por último, o toque que mais me surpreendeu, Um cabo de audio com jack de 3,5mm, permitindo assim ligar os headphones a qualquer equipamento sem ser bluetooth!

Unboxing

O video apresentado mostra o unboxing dos headphones e todos os pormenores de perto.

O meu veredicto
Bluedio T5 Turbine - Headphones Bluetooth
  • 8/10
    Construção - 8/10
  • 8.5/10
    Qualidade audio - 8.5/10
  • 8/10
    Relação Qualidade/Preço - 8/10
  • 8/10
    Acessórios - 8/10
  • 8/10
    Usabilidade - 8/10
8.1/10

Resumo

A Bluedio continua a focar-se no seu tema principal, o audio! Estes headphones são uma opção a considerar para utilizar no seu escritório ou por casa, permitindo o uso com ou sem fios. O som é bastante agradável, e consideravelmente potente, contudo sem distorcer nem em graves nem agudos. O meu maior senão a apontar é o peso o que pode levar a algum desconforto após algumas horas de utilização.

Detalhes do produto
Características
  • Marca: Bluedio 
  • Modelo: T5 Turbine
  • Funções: Tecnologia Bluetooth, atendimento de chamadas, cancelamento de ruído normal e puro, tecnologia “Vector Flow” da Bluedio, controlo por voz, controlo de música
  • Microphone: Dual com cancelamento de ruído
  • Material: PU Leather, Silicone, Metal
  • Tipo: Over-ear
  • Utilização: Headband, ajustável
  • Ligação: Bluetooth 4.2 (sem fios)
  • Tipo de ligação: USB Type-C
  • Compatibilidade: iOS; Android
  • Tempo de carregamento: 2 horas
  • Tempo em standby: 1000 horas
  • Autonomia: 25 horas
  • Bateria: 500mAh Li-ion
  • Peso: 345gr
  • Audio:
    • Unidade: 57mm
    • Frequência de resposta: 15Hz – 25KHz
    • Sensibilidade : 116dB
    • Impedância: 16ohms
Prós e contras
Prós
  • Design retro e preço amigável;
  • Boa construção
  • Graves “fortes”
  • Facilidade de utilização com feedback em Inglês;
  • Ligação por cabo permite utilizar sem bateria;
Contras
  • Um pouco pesado;
  • Pouco prático para transportar;
  • Cancelamento de ruído “mata” os graves e demora tempo a accionar;
Competição

Os Bluedio T5 Turbine competem com alguns equipamentos como os Bose QuietComfort35, Sony MDR-1000X, mas com um preço 6 a 7 vezes inferior.  Em relação a preços mais equivalentes podem ver, na minha análise, se os Xiaomi Mi Headphones de 40mm o satisfazem.

Se estiver interessado em comparar com outros headphones, consulte o seguinte artigo: https://thewirecutter.com/reviews/best-over-ear-headphones/

Fotos de HomeTech et al.

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

 

partilhar


  1. comprei um, deixo minhas impressões; pela potencia e tamanho, eu esperava um grave muito mais intenso. Não é o fone para se ouvir musicas eletrônicas com aquelas batidas, isso deixa qualquer um desiludido. porem, os demais aspectos estou de acordo com o review.

opinar

Tema original de Anders Norén adaptado por Ricardo Gil Simões

%d bloggers like this: