Tutoriais

Tutorial: Fazer backup de SMS e registo de chamadas para o GMAIL [Android]

Fazer Backup de SMS para o GMAIL

Fazer Backup de SMS para o GMAIL

Backup! Backup! Backup!…

Costuma-se dizer que um “backup”  (cópia de segurança) só é bom quando se consegue fazer um “restore” (restauro da cópia). Ou seja, muitas das vezes realizamos backups através de aplicações que na verdade acabam por não servir de muito na altura em que necessitamos de aceder à informação.

Ao longo do tempo sempre me habituei a fazer backups da minha informação. Umas vezes de forma mais organizada do que outra, no entanto o problema que se coloca não é o de encontrar a informação mas sim conseguir voltar a visualizar a mesma.

Sim, na maioria das vezes cada programa que temos faz backup à sua maneira, gravando os dados em ficheiros próprios. No caso dos SMS é frequente vermos algumas opções para exportarmos ficheiros em formato de texto, xml, no entanto estas opções continuam a não ser muito práticas para consulta.

Pesquiar SMS no GMAIL

E se, à semelhança dos nossos e-mails, pudéssemos abrir o GMAIL e procurar por uma SMS que nos é precisa?

Bem, muitas pessoas irão dizer “Mas para que é que eu preciso de pesquisar nos meus SMS?”… Cada um terá as suas razões certamente, mas uma das vantagens é o facto de podermos pesquisar a informação sem sequer termos a certeza se a mesma foi enviada por E-Mail ou por SMS.

SMS Backup+

A dica que vos faço chegar é conseguida pela aplicação SMS Backup+, disponível para Android na Google Play Store.

Esta aplicação basicamente faz uma cópia de segurança das mensagens SMS para uma pasta da vossa conta GMAIL. Adicionalmente, a aplicação também pode fazer uma cópia do histórico de chamadas (Call Log) e ainda inserir registos de eventos no calendário para cada chamada recebida ou realizada.

Outra vantagem desta aplicação é que mantém o relacionamento com os contactos do Google, o que significa que, ao pesquisarmos no GMail mensagens de um contacto serão  incluídas as SMS e registos de chamada de e para esse contacto.

Nestas três fotos podem observar a forma como a informação é colocada no GMAIL e se torna de fácil acesso, incluindo até os conteúdos dos MMS.

PAsta do GMAIL com mensagens SMS:

Pasta do GMAIL com mensagens SMS

PAsta do GMAIL com REGISTO DE CHAMADAS:

Pasta do GMAIL com registo de Chamadas

REGISTO DE CHAMADAS NO CALENDÁRIO DO GOOGLE

Registo de Chamadas no Calendário do Google

 Detalhe de uma MMS com fotografia incluída

Detalhe de uma MMS com fotografia incluída

Como referi, a aplicação permite também restaurar de forma simples as mensagens e histórico de chamadas realizadas. Esta situação é bastante útil quando se troca de telemóvel e se pretende voltar a ter a informação presente.

No processo de restauro é possível indicar qual o número máximo de registos obtidos. O que é particularmente útil para não sobrecarregarmos o smartphone com todas a informação já arquivada.

Se estão convencidos a experimentar esta aplicação seguem os passos de configuração  mais importantes.

#1. Ligar ao GMail

Após instalar a aplicação através da Play Store é necessário fazer o login na conta Google. O processo é o que ocorre normalmente quando uma aplicação solicita acesso à conta, primeiro é necessário seleccionar o endereço de e-mail ou a conta, introduzir a palavra passe e finalmente dar permissões para a aplicação poder aceder às pastas e aos contactos do GMAIL.

A aplicação irá também solicitar permissões para aceder às mensagens SMS, ao histórico de chamadas e à lista de contactos.

O ecrã da aplicação não é muito complexo. Na parte superior existe um indicador do estado da aplicação e dois botões para realizar o backup na hora ou para fazer o restauro dos dados.

Ecrã inicial SMSBackup+

Ecrã inicial SMSBackup+

#2. Cópia Automática

Após realizar a autenticação podemos activar a cópia automática bastando assinalar a opção “Cópia Automática”. No menu imediatamente a seguir iremos escolher as definições dessa cópia.

SMS Backup+: Cópia automática

SMS Backup+: Cópia automática

A primeira opção (“Agendamento da Cópia”) permite-nos definir de quanto em quanto tempo queremos que o programa faça a cópia de segurança. Por sua vez, a opção “Agendamento Itens Novos” permite-nos indicar que o programa deve realizar backups dos itens novos passado o período de tempo seleccionado. Esta é uma forma de manter a cópia mais actualizada.

SMS Backup+: Agendamento para Itens Novos

SMS Backup+: Agendamento para Itens Novos

SMS Backup+: Agendamento da cópia de segurança

SMS Backup+: Agendamento da cópia de segurança

A terceira opção relevante determina se a aplicação só deve utilizar a rede Wi-Fi ou se também poderá utilizador os dados móveis.

#3. Definições de backup de SMS

Posto isto podemos ainda determinar a forma e o local do GMail onde a aplicação irá guardar os registos.

Nas configurações avançadas a opção “Backup Settings” permite ativar e inativar o backup de três conteúdos:

  • Backup SMS – As mensagens SMS
  • Cópia de MMS – As mensagens MMS
  • Cópia do registo de chamadas
SMS Backup+: Definições de backup

SMS Backup+: Definições de backup

Nesse ecrã é ainda possível definir os seguintes aspectos relacionados com os SMS:

a. Qual o marcador do GMAIL atribuído às SMS, ou seja, em que pasta queremos guardar as SMS no GMAIL.

SMS Backup+: Marcador do GMAIL

SMS Backup+: Marcador do GMAIL

b. Marcar ou não as cópias como lidas. Se não forem marcadas como lidas a pasta correspondente do seu GMAIL irá manter a SMS como se fossem e-mails por ler. Como é apenas para cópia de segurança, recomendo que as marque como lidas.

SMS Backup+: Marcar no GMAIL como lidas

SMS Backup+: Marcar no GMAIL como lidas

#4. Definições de backup de Chamadas

Nas definições de backup podemos também determinar como pretendemos guardar os registos no GMAIL.

  1. Na opção “Call log settings” podemos definir qual o marcador do GMAIL para arquivar os registos, portanto, poderá ser a mesma pasta dos SMS ou outra.
  2. A opção Tipo de Registo de chamadas permite guardar apenas as chamadas recebidas, realizadas, todas, etc.
  3. Adicionalmente podemos então definir se também queremos criar registos de eventos no calendário do GMAIL através da opção “Sincronizar com Calendário”.
  4. Caso activemos a opção de sincronizar com o Calendário, recomendo que crie um calendário chamado “Chamadas” ou “Calls” para que posteriormente possa escolher visualizar ou ocultar os registos para não tornar o seu calendário demasiado sobrecarregado visualmente.
SMS Backup+: Registo de chamadas

SMS Backup+: Registo de chamadas

Adicionalmente é possível ainda indicar qual o número de itens a considerar em cada cópia de segurança, quais os contactos de que se pretende guardar registos e o a forma de escrita do nome do remetente e do assunto.

SMS Backup+: Modelo de endereço

SMS Backup+: Modelo de endereço

#5. Definições de restauro

As definições de restauro são bastante mais simples.

Caso tenha trocado de telemóvel ou limpo os dados do mesmo, é possível restaurar os registos que foram guardados no GMAIL através desta aplicação.

Assim, após instalar de novo a aplicação e voltar a ligar a conta Google basta seleccionar as opções de restauro que pretende fazer, nomeadamente, restauro das SMS, restauro das MMS e/ou restauro das chamadas.

Pode ainda indicar qual o número máximo de itens a restaurar (não convém voltar a “encher” o smartphone!) e ainda se pretende assinalar as mensagens como lidas ou por ler.

SMS Backup+: Definições de restauro

SMS Backup+: Definições de restauro

E assim termino este tutorial em jeito de dica esperando que possa ser útil no dia a dia de cada um! 

Foto de Hello I’m Nik on Unsplash

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

 

 

partilhar


  1. Renato Silva

    Este aplicativo é 5 estrelas, consegui fazer o backup de sms, mms e log´s de chamadas e no gmail está tudo sincronizado com o telefone 🙂
    A única questão é que troquei de telefone e quando fiz o restauro, apenas restaurou as sms.
    MMS e Log´s de chamada, diz que não há nenhuma cópia feita e não repõe, mesmo que aceda online e veja toda esta informação, alguma ajuda?

opinar

Tema original de Anders Norén adaptado por Ricardo Gil Simões

%d bloggers like this: