Já antes do famoso caso do Cambridge Analytica envolvendo o Facebook, existiram muitas situações de fuga ou manipulação de dados relacionados com as vidas sociais de milhões de utilizadores.

 

O movimento #deleteFacebook apela em várias outras redes sociais que se elimine a conta social de cada um e se deixe de usar o Facebook como forma de protesto às suas políticas.

Não querendo tomar aqui nenhum partido nem nenhuma posição face a este tema, apresento como principal assunto deste artigo a chamada de atenção para a consciência do que de facto se partilha através das redes sociais e ainda qual a extensão e alcance das mesmas.

Exemplo disso é uma campanha de uma financeira Belga, Febelfin lançada há 5 anos mas que se mantém válida à data actual, e na qual se percebe que as pessoas não têm noção nem da forma nem da dimensão em que expõem a sua vida.

Como tal é importante controlarmos e vigiarmos as definições de privacidade e de segurança das contas que temos registadas e que utilizamos.

Existem duas áreas que controlam estas definições:

  • Área para controlo da privacidade da nossa conta na Rede Social
  • Área com a lista de terceiros com autorização de acesso à nossa conta e respectivas permissões cedidas

Na primeira definimos que dados queremos partilhar, com quem queremos partilhar a informação e o que é que pode acontecer a essas partilhas dentro da rede.

Já a segunda diz que aplicações ou redes de terceiros têm autorização para aceder à nossa conta, quais os dados que podem aceder bem como que acções poderão efectuar em nosso nome.

Se fizermos regularmente uma breve inspecção a estas áreas estaremos certamente um pouco mais salvaguardados contra determinadas situações que poderão surgir.

Deixo uma lista de ligações directas às áreas de opções para cada uma das redes sociais mais populares de momento.

Facebook
TWITTER
GOOGLE (GOOGLE+)
LinkedIn
Instagram

Na minha opinião o importante é vigiar a actividade das suas contas e as autorizações que delegou a terceiros. Depois de termos a consciência de qual a extensão dos nossos actos de “partilha” então aí poderemos passar a escolher se pretendemos abandonar uma determinada rede social por não ir ao encontro dos nosso princípios e regras de conduta! Lembre-se, prevenir é o melhor remédio! 

Foto de Sticker Mule on Unsplash

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

 

partilhar