O Mobile World Congress teve lugar uma vez mais em Barcelona, entre os dias 26 de Fevereiro e 1 de Março.
Esta feira, organizada pela associação GSMA, visa apresentar as novidades e tendências do mundo de comunicações móveis.
Os principais destaques do que foi apresentado nesta feira resumem-se ao seguinte:

Smartphones

Em termos de smartphones, o anúncio mais esperado foi o do Samsung Galaxy S9 (e S9+). O ponto de destaque deste equipamento foi a câmara, fora isso, e à parte das melhorias decorrentes de upgrades e novos componentes, não existe uma diferença significativa face ao modelo anterior.

Algumas marcas surpreenderam pela apresentação de novas gamas de equipamentos completamente reformuladas, como a Sony com os modelos Xperia ZX2, a Nokia com equipamentos em todas as gamas (Nokia 1, 6, 7 Plus e 8 Sirocco), e ainda a Alcatel com os modelos 1, 3 e 5.

A pior tendência apontada por muitos foi a proliferação do recorte superior no ecrã (notch) semelhante ao existente no iPhone X, como no caso do Asus Zenfone 5, e ainda o abandono da ficha de som (audio jack).

Tablets e portáteis

A Huawei foi uma das marcas que mais apostou no relançamento dos tablets. Sabe-se que devido aos ecrãs maiores da maioria dos smartphones atuais, a utilização dos tablets caiu em desuso. No entanto a Huawei apresentou uma gama média do seu modelo MediaPad. Os MediaPad 5 deverá representar a alternativa em termos de acabamentos de qualidade com preços aceitáveis.

Em termos de equipamentos menos móveis e mais próximos de um portátil a Huawei lançou também um MateBook X Pro, um ultrabook fino com várias configurações disponíveis.

Outra marca com várias novidades a este nível foi a Lenovo, com os equipamentos Yoga 530 e Yoga 730.

et al. (e outros)

Das restantes novidades introduzidas no MWC 2018, salientam-se o anúncio aos operadoras da Ericsson a afirmar que está pronta para implementar a tecnologia 5G; a nova versão “lite” do sistema operativo Android (Android Go); e ainda uma crescente aposta das marcas em Realidade Aumentada (AR) e Inteligência Artificial (AI).

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

Foto TechRadar.com

 

 

partilhar