Estamos na era das compras online. Quer por preferência ou por necessidade torna-se cada vez mais frequente realizar compras em lojas com presença física e online ou apenas só online. Qualquer que seja o caso, depois de realizarmos a encomenda, é para nós importante saber o seu estado de envio e até programar a nossa vida a contar com a data da sua entrega.

Tanto as lojas onde compramos como as transportadoras por ela utilizadas têm plataformas e sites onde podemos acompanhar o seu estado, no entanto, para quem realiza encomendas de vários sites e de locais diferentes, torna-se bastante incómodo recorrer a cada uma das plataformas existentes.

Felizmente, e para resolver este problema, existem algumas plataformas genéricas para fazer o tracking (acompanhamento) das encomendas independentemente da proveniência e do método utilizado.

Outro requisito, que pode ser importante para quem quer acompanhar “de perto” as suas encomendas, é a possibilidade de guardar os registos e acompanhar o estado em vários dispositivos, seja no telemóvel, computador ou tablet.

Nesta breve análise apresento três opções que cumprem alguns requisitos indicados e que, espero, vos possam ser úteis.

#1 – Aftership

Esta aplicação é a minha escolha desde já há alguns anos. Está disponível para iOS e para Android.

Tem suporte para mais de 370 empresas de transporte e várias línguas.

Detecta 370+ serviços de correio • CTT Portugal • Chronopost Portugal • International SEUR • Portugal SEUR • Adicional Logistics • FedEx • UPS • USPS • DHL • Canada Post • Aramex • Australia Post • An Post • B post • Belpost • Bluedart • BRT • China EMS • China Post • Chronopost • CityLink • Correos (Chile, Mexico, Spain) • DHL Express International, DHL Global Mail, DHL Benelux, DHL Poland, DHL Netherlands • Dhelivery • DPD, DPD Germany, DPD UK, DPD Ireland, DPD Poland • Elta • Estafeta • Fastway Australia, Fastway Ireland, Fastway South Africa • FedEx, FeDex UK • FlipKart • Flyt Express • GLS, GLS Italy, GLS Netherlands • myHermes, Hermes Germany • India Post • La Poste, Colissimo • LaserShip • LBC Express • New Zealand Post • OnTrac • ParcelForce • PostNL Domestic, PostNL International, PostNL International 3S • Purolator • Royal Mail • UPS Freight, UPS Mail Innovations • UK Mail • SEUR • SF Express, SF Express International • Singapore Post • SkyNet Worldwide Express • TNT • Yanwen • Yodel

Como principais vantagens do Aftership destaco:

  • Possibilidade de ligar à conta Google e manter os registos sincronizados
  • Associação do nome e logótipo da transportadora a cada encomenda
  • Poder adicionar encomendas a partir das mensagens recebidas no GMAIL
  • Adicionar encomendas a partir do clipboard (área de transferência) ou através de códigos de barra ou códigos QR.

A aplicação é bastante simples de utilizar bastando portanto um pequeno passo para começar a seguir uma encomenda:

1) Aftership - Registo e Login

1) Aftership – Registo e Login

2) Aftership - Adicionar código de seguimento

2) Aftership – Adicionar código de seguimento

3) Aftership - Opções de registo

3) Aftership – Opções de registo

O processo de registo para backup e sincronização dos dados é também ele simples. Optando pelo login com a conta Google+ evita memorizar mais uma palavra passe para este serviço.

Após autenticar o serviço e dar permissões na conta os seus registos passam a estar sincronizados.

Outra opção que acho interessante é o scan dos e-mails recebidos nos últimos 7 dias para saber se existe algum registo de encomenda para seguir. Se o Aftership encontrar algum e-mail com um registo de encomenda pergunta se o pretende adicionar à lista de seguimentos.

4) Aftership - Contas associadas

4) Aftership – Contas associadas

5) Aftership - EMails com registos de envio

5) Aftership – EMails com registos de envio

#2 – 17Track

A aplicação 17Track deriva da plataforma online www.17track.net. A plataforma em si permite fazer o seguimento de encomendas simplesmente através do código de registo de encomenda detectando automaticamente qual a transportadora.

Estão disponíveis versões para Android, iOS e também para Windows.

A plataforma possibilita a criação de uma conta para sincronização dos registos entre os dispositivos e o serviço online. É possível fazer a associação através da conta Google+, Facebook ou pelo simples registo de e-mail.

A lista de transportadoras suportadas ascende a 447 e suporte para tradução em 20 idiomas. Tanto na aplicação como online é possível definir o idioma do interface e o idioma dos registos de seguimento.

Tanto o interface da plataforma como das Apps são muito boas permitindo por exemplo realizar a tradução das mensagens de cada fase de tracking ou manter o texto original da empresa de transporte.

[amazon_link asins=’B0723DCXWM’ template=’ProductAd’ store=’hometechetal-21′ marketplace=’ES’ link_id=’203c7cbe-2e01-11e8-b308-3103fe129404′]

À semelhança da aplicação anterior esta aplicação permite também começar a rastrear logo que inicia a mesma.

Para fazer registo na plataforma pode utilizar também a conta Google+ ou Facebook e assim mantém os dados sincronizados. O mesmo registo servirá também para aceder através do browser à versão web.

7) 17Track - Ecrã inicial

7) 17Track – Ecrã inicial

17Track - Definições de conta e configurações

8) 17Track – Definições de conta e configurações

17Track - Registo e login

9) 17Track – Registo e login

O processo de registo dos códigos é também muito simples e semelhante à aplicação anterior. É possível adicionar através de leitura de código de barras ou copiando o item para a área de transferência (clipboard) a aplicação detecta o código e pergunta se se pretende adicionar.

17Track - Adicionar registo

10) 17Track – Adicionar registo

11) 17Track - Lista de registos

11) 17Track – Lista de registos

12) 17Track - Detalhe de registos

12) 17Track – Detalhe de registos

#3 – TrackChecker Mobile

A aplicação TrackChecker Mobile é uma versão para Android do original TrackChecker para Windows.

Esta aplicação tem um interface visual um pouco confuso e menos intuitivo que o anterior. Fornece no entanto muitas opções e parameterizações adicionais que as anteriores não têm, como por exemplo definir alertas para os tempos de entrega.

Ao contrário das aplicações anteriores esta não faz o login com Google+ ou Facebook, no entanto permite fazer backups para o armazenamento do telefone ou para o Google Backup.

13) TrackChecker - Adicionar registo

13) TrackChecker – Adicionar registo

14) TrackChecker - Detalhe do registo

14) TrackChecker – Detalhe do registo

15) TrackChecker - Ecrã de Backup

15) TrackChecker – Ecrã de Backup

Experiência pessoal

Da utilização destas três aplicações posso desde já dizer que aquela que abandonei mais rapidamente foi a 3ª – TrackChecker Mobile.

Primeiro porque não permite sincronizar (apesar de conseguir fazer backup para o Google Backup) e só corre em Android. E segundo, porque o interface de utilizador não é muito apelativo e até confuso, a tradução está incompleta e o excesso de opções pode deixar o utilizador com receio de utilizar.

Em relação às outras duas aplicações a que prefiro ter sempre presente no meu dia a dia é a AfterShip.

A minha preferência prende-se com estes fatores:

1. O interface do AfterShip é simples mas bastante intuitivo. Facilmente conseguimos distinguir as encomendas pendentes das restantes, saber qual a transportadora e o seu estado atual.

Aftership - Interface mais simples e intuitivo

Aftership – Interface mais simples e intuitivo

17Trak - Interface permite tradução no momento.

17Track – Interface permite tradução no momento.

2. Quando é confirmada a entrega o AfterShip apresenta de forma fácil o registo de assinatura de quem recebeu a encomenda. Não é algo que possa servir de muito mas até pode ajudar quando se trata de uma morada não pessoal (local de trabalho por exemplo).

3. O AfterShip obtém os códigos de encomendas a partir dos e-mails que recebe no GMail e adiciona-os automaticamente ao registo.

4. Tem sido o único que me apresenta o maior número de notificações atempadamente sem ser necessário abrir a aplicação. E para mim este ponto é o mais importante.

AfterShip - Notificações com informação completa

AfterShip – Notificações com informação completa | 17Track – É preciso abrir o programa para ver o resto

AfterShip - Notificações mais frequentes

AfterShip – Notificações mais frequentes

O maior “senão” de todas as aplicações analisadas é o de não conseguirem realizar o seguimento de registos associados.

O que é que isto significa?  – Grande parte das vezes as “transportadoras” utilizadas não são as que na verdade realizam o transporte. Sobretudo se a encomenda for remetida apenas com registo simples e não através de um serviço expresso ou com seguro, que normalmente é mais caro. Acontece mais frequentemente com os chamados “Correios tradicionais”. Se nos enviarem uma encomenda pelos correios espanhóis “Correos” não é o carteiro de Espanha que vem entregar a encomenda a nossa casa, então se forem encomendas de locais distantes (Ásia) os intermediários podem facilmente ser dois ou três. No entanto, os sistemas de acompanhamento têm de ser preservados e portanto, se o serviço “Correos” necessita portanto de seguir o acompanhamento quando entrega a encomenda aos nossos “CTT” para ser entregue. É portanto criado um registo associado. A partir dessa altura o seguimento passa a ser feito pelo serviço dos “CTT” até à altura em que este diz aos “Correos” que a encomenda foi entregue.

De facto, nenhuma destas aplicações consegue realizar este acompanhamento, contudo é possível recorrer a alguns sites que disponibilizam esta informação para criarmos um novo registo de tracking. Um dos mais utilizados é o site geartrack.hdn.pt.

Por último gostava de dizer que para encomendas nacionais por CTT utilizo a aplicação dos CTT pois a disponibilidade da informação é mais rápida que nos restantes sistemas.

E é tudo! Espero que este artigo vos possa ser útil para qualquer situação que necessitem!

Foto de frank mckenna on Unsplash

Para qualquer dúvida, questão ou eventual correcção que deseje realizar, pode utilizar o espaço de comentários abaixo deste artigo, utilizar a nossa página de contato ou ainda remeter um e-mail para geral [@] hometech-etal.pt

 

partilhar